sábado, 9 de junho de 2018

CANÇÃO XXXIV


Como poderá romper
o amor que há entre Tu e eu?

Como a folha do lótus
permanece sobre a água,
assim o meu Senhor 
- e eu sou um servo seu.

Como a perdiz¹ contempla
a noite inteira a lua,
assim o meu Senhor
- e eu sou um servo seu.

Desde o começo ao fim dos tempos,
vive o amor entre Ele e eu.
Como poderá extinguir-se?

Kabir diz: como o rio
entra no oceano, assim
meu coração O toca.





Kabir (1440 - 1518)








(Versão de Pedro Belo Clara a partir da versão inglesa de Rabindranath Tagore em "Songs of Kabir", 1915).










(1) No inglês "chakor", isto é, a Alectoris Chukar, um género da família das Phasianidae, onde se incluem a nossa bem conhecida perdiz e também o faisão. É uma ave muito comum no Médio Oriente e no Sudeste Asiático, sendo inclusive um símbolo nacional do Paquistão. Apesar de poder ser vista no Leste da Europa, nos últimos anos esta espécie tem sido introduzida em regiões mais a ocidente, nomeadamente em países como França, Espanha e Portugal. 
No que toca à versão deste poema-canção, poderíamos optar pela tradução comummente aceite, a de Perdiz-chucar. Contudo, considerámos que a especificação do exemplar nada traria de relevante para a melhor compreensão da essência do poema, pelo que se optou pela generalização do termo.












5 comentários:

  1. como não falar de amor... a essência do amor é a religiosidade, que há entre o "meu Senhor" e tudo que existe para o nosso bem. Canção-poema: profundo, uma reflexão filosófica. Meu pesar intenso, é com as autoridades deste país, tão imenso e rico, que dão uma importância, somente, ao dinheiro. A educação passa ao largo, muito embora, os professores são esforçados e criativos, e mal pagos. São uma escumalha, superficiais, ´querem demonstrar aparência, mas suas falas, são um lixo, grasnam murmúrios de carniças, desculpe amigo d'além mar. Nossos jovens são atirados em calabouços, e ali crianças nascem... veja a nossa população do futuro. Este quadro é um turismo, mais representativo da nossa nação. Vergonha para o mundo. Somos dirigidos por porcos.. lamentável.

    ResponderEliminar
  2. estou compartilhando em todos os sites possíveis...permisso

    ResponderEliminar
  3. O Brasil vive, de facto, uma situação muito complicada... E a vários níveis. Deste lado do oceano temos acompanhado tudo com muita preocupação.
    Obrigado pela sua visita. Partilhe o que desejar sempre que o quiser. Até breve.
    Beijos.

    ResponderEliminar